segunda-feira, julho 31, 2006

Tecnicos da Telefônica bricando com Bind

Domingão em casa, e não conseguia acessar nenhum site referente ao google. Isto foi o problema de muita gente que tem speedy, ou seu link está relacionado com a Telefônica. Já havia apresentado problemas durante a semana, mas deixou neste domingo quase todos seus assinantes sem poder acessar muitos sites que carregavam dados do google. Sites como o www.google.com.br, www.gmail.com, www.orkut.com que recebem muitos acessos diários, deixou muita gente nervosa, pois ao ligar para o suporte da Telefônica, eles falavam que estavam enfrentando dificuldades no momento.
Mas o real problema é o DNS, concerteza os tecnicos da telefônica fizeram alguma cagada no Bind. Eu acho que deixaram sem ponto no final de algum nome de host hehehehehe. Ou mesmo foram atualizar, e viram que o gcc atual não compilava a versão que estavam querendo atualizar. Mas que vergonha logo num domingo......

sexta-feira, julho 28, 2006

Problema de rede cabuloso.

Se não fosse o meu curso da Cisco, hoje estaria na forca. Peguei um problema bem cabuloso hoje, alias foi por acaso. Estava eu num cliente trocando uma máquina que estava funcionando na rede normalmente por outra. Quando ligo a nova máquina, a placa de rede não dá link. Ai fiz tudo como um tec. faria, abri a máquina, tirei a placa de rede, olhei para ela, e ela me olhou, coloquei novamente no slot, e testei e nada de link. Troquei a placa de rede por outra da mesma marca mas nova, coloquei num slot e testei e nada. Como estava funcionando o ponto de rede com a outra máquina, voltei a mesma e a rede estava normal. Então segui os estintos dos bits, nem todas as placa de rede recebem e enviam bits igualmente, depende do chip-set. Então condenei a crimpagem do cabo de rede, que não tinha nenhum padrão pré definido. E não era isto mesmo, como as placa de redes eram de fabricantes diferentes, uma funciona normalmente e a outra não com a mesma crimpagem.

Coisa de loko.

Semana amarrada.

Que semana, pensei que não iria terminar. Tantos "users" enchendo o saco, até que fim final de semana.

segunda-feira, julho 24, 2006

Desktop FreeBSD

Como tinha postado o ScreenShot da máquina de casa que roda Ubuntu Dapper, está ai a minha máquina Desktop do trampo, que roda o FreeBSD 6.1 com kernel customotizado para firewall.

domingo, julho 23, 2006

LDAP na cabeça!

Comecei a planejar o que estarei focando nesse semestre que vem, e estarei ligado mais no LDAP, que é um protocolo que visa centralizar a base de autenticação, e sei que não é só isto que ele pode oferecer. Estarei fazendo isto em vista da grande necessidade das empresa da região que tem muitas bases de autenticação, sendo assim com o LDAP simplificando a autenticação e administração de grupos e usuários de uma empresa.
Estarei mais focado em servidores de email (postfix) e samba, onde estarei testando a integração do samba 4 que está com muitos recursos a altura do famoso Active Directory da M$.

Sem revólver, mas com Wi-Fi

Os crackers, quem diria, também andam se interessando pelos carros. Pelo menos o do jogador inglês David Beckham.

E que carro: a sofisticada BMW X5 do craque do Real Madrid está avaliada em 180 mil dólares e tem um daqueles sistemas que dispensam o uso de chaves. Ou melhor, tinha.

É justamente nesse sistema que entram os crackers e a tecnologia sem fio. Uma quadrilha usou um notebook com Wi-Fi e alguns programinhas crackers da pesada para quebrar o sistema de criptografia e roubar o carro enquanto estava estacionado numa rua de Madrid.

Nada de revólver. Mas de notebook na mão...

Notebook da Dell explode no Japão

Depois da onda de explosões de celulares, agora foi a vez de um notebook. Isso mesmo: um portátil da Dell explodiu no meio de uma conferência realizada no Japão.

A notícia veio de um dos leitores do site inglês The Inquirer, que estava no evento e registrou imagens do acidente. Segundo ele, o notebook pegou fogo e foram ouvidas diversas explosões durante cinco minutos (confira do lado uma das cenas, na foto extraída do The Inquirer).

O leitor não deu detalhes sobre o modelo de notebook, mas contou que o fogo foi controlado com o uso de extintores de incêndio.

Já falei que HP é notebook!

FreeBSD truncado

FreeBSD dando paú..heheheh. Nunca desligem no dedão uma máquina que roda algum Sistema Operacional BSD, pois na próxima inicialização vai demorar um pouco a checagem do file system, ou vc vai ter que fazer como eu, resolver a parada na mão mesmo.

Um domingão em casa


Domingão em casa, só de boa. É enquanto o celular não tocar.

Ubuntu 6.10 (Edgy Eft) Knot-1 e Slackware 11

Já estou pensando em mudar meu source.list para o Edgy que teve seu lançamento em desenvolvimento oficial essa semana. É são alguns GBs a parte, pois todo o dia terá muita coisa para baixar, pois um S.O. em desenvolvimento pode mudar muitas coisas.
A outra novidade foi o Patrick do Slackware, que falou no seu ChangeLog que logo logo vem o mais esperado Slackware 11.
Esse ai abaixo é meu Screenshot, esse é o visú atual do meu Ubuntu em casa.

Chegou os CDs do Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu

Depois de 1 mês e alguns dias chegaram 2 pacotes com Cd's do Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu para distribuir lá da Africa do Sul.
Já vou começar a fazer a minha parte em relação a filosofia do software livre.

"Ai minha cabeça"

Essa é frase do pessoal de TI, quando o negócio tá esquentando o cérebro. "Ai minha cabeça", frase que pode ser entendida com dor de cabeça que é uma espécie de anomalia com o corpo humano, mas no caso do TI, é algo enrolado, que está dando dor de cabeça mesmo para resolver.

Por isto não se preocupem se alguém dizer "Ai minha cabeça", deve ser mais um coitado que deveria ter escutado sua mãe que pediu que segui-se a carreira de advogado ou médico em vez da problemática e confusa área de TI que dá muita dor de cabeça.

sexta-feira, julho 21, 2006

Apparmor fila da P*

É depois de instalar o SuSE 10.1, não conseguia fazer funcionar o squid com autenticação. Dava uns erros estranhos no messages sobre permissão. Fiquei uma tarde toda até achar o responsável que era o apparmos, uma especie de software de segurança que a novell resolver implementar. É sempre que for instalar algum SO novo, tem que ler as alterações e novidades.

Host AP

É o lance agora é testar o Host AP, com linux e FreeBSD.
O que é Host AP?
É uma máquina com SO Linux ou FreeBSD atuando como Ponto de Acesso (Access Point), onde o mesmo exerce as mesmas funções do acess point e com controle maior que ele. Com uma placa wireless é possivel colocar uma omini e distribuir o acesso e estar conectando essa rede com outra em modo bridge.
Para os adeptos ao M$dows tem alguma coisa parecida? atá que tem....hehehhe

FreeBSD em alta

Vários artigos depois do FUG ser reinalgurado foram publicados, muitos bem escritos.
Estou testando o qmail no FreeBSD. Mas como gosto de usar o postfix, por questão pessoal, não quiz me aprofundar pois ficará confuso na cabeça, pois o lema é um ou outro. Mas saber administrar o qmail é essencial, mas saber escovar os bits do postfix é outra.

DefCon tem Brasileiro

Abaixo o que o Brasileirinho vai fazer lá no meio dos BlackHats da vida.
Nossa será que se aprende a ser hacker em escola?
  • Diferença entre hacker e cracker
  • Carreira
  • Hacking
  • Sou jovem e gosto de computadores. Por onde devo começar para me tornar um Hacker?
  • Como as invasões ocorrem?
  • Como os hackers descobrem vulnerabilidades e o que eles fazem com elas?
  • É possível ganhar dinheiro sendo um hacker?
  • O que é o HackerTeen (por Marcelo Marques)
Para com isto, entre amigos nem usamos este termo pois é a coisa mais otária que existe. Mas para mim
hacker é hacker e em muitos casos nem sabe que é um pois, nem perde tempo em se preocupar com essas coisas. Onde se viu....chamar hacker só por que sabe um pouco de segurança? Ser hacker não é aprendido em escolas e nem em livros, e acredito que é procurar saber o que os outros nem sabem que existe, resolver o problema de outros, ajudar o próximo em situações críticas, esse para mim á hacker. Pois hacker não é aquele otário que sabe tudo mas não pensa em compartilhar nada, que morra com sua sabedoria!

BSD na lata

Depois de ficar pensando em usar os SOs baseado em BSD, resolvi fazer a diferença entre os profissionais de hoje. O pessoal da região só pensa em linux, mas como também uso, estou quebrando a rotina, estudando tanto SOs Linux como também BSD's. Como gosto de testar tudo que já faço tranquilo no linux, demora um pouco da adaptação desde o Desktop até os servers em Cluster(Essa eu vou fazer e será artigo)

Voltando a rotina

É depois de uma temporada sem postar, vou começar novamente. Nesse tempo esquentei mais a cabeça em resolver e aplicar soluções a problemas!