sábado, setembro 16, 2006

Postfix TUNADO

Bom gente, depois de uma inatividade considerável, estou hoje postando algo de muito interesse de colegas adms de redes que administram servidores de email.
Quando se fala de MTA vem vários nomes famosos (SendMail,Postfix,Exim,Qmail), mas nada de falar bem ou falar mal se você nunca usou. Meu primeiro server de email que coloquei em produção rodava e roda ainda o MTA Postfix ( o mais estável e robusto na minha opinião ), com dominios virtuais com base no MySQL e Cyrus SASL, SA,ClamAV e etc.
Problemas com lentidão em entregas de mensagens não ocorrem com ele, sendo que o mesmo possui trafego alto de mensagem ( média diária de 5.000 ) e pior a maioria com anexos. Sei que não são tantas mensagens como o Terra costuma trabalhar, pois os servers do Terra usam o MTA Postfix.
Essa semana migrei um servidor com Sendmail para Postfix, e deixei ele meio tunado para melhor ver seu poder de arranque no envio de mensagens. Foi como de 0 à 100 em 10 segs em uma ferrari. Senti o poder dele nas minhas mãos, e ele trabalhando com o amavisd-new que se encarrega de interagir com o SA e ClamAV.
Fiquei impressionado com o poder deste MTA, vendo que o substituido SendMail está ultrapassado, cheio de remendos e sem rumo, e não conseguia dar conta do trabalho.
Posso criticar o SendMail pois usei ele e mesmo com parâmetros de performance não resolveu o problema, foi preciso migrar para outro MTA.

Nenhum comentário: