domingo, junho 08, 2008

A experiência de Docente

Umas das coisas mais maravilhosas em se trabalhar com tecnologia é ter seu trabalho reconhecido por seu amigos e a sociedade.

Recebi um convite para ser Docente Convidado em Gerência em Redes Linux e Segurança em Redes Linux da Instituiçao Educacional Senac de Araçatuba. Se você está lendo isso é porque aceitei e conclui o desafio, sim desafio, um grande desafio.

No dia que recebi a proposta eu pensei comigo mesmo. Eu ministrando aulas, vixi ah não sei se vejo eu fazendo isso. Pensei um pouco, perguntei para alguns amigos de serviço o que eles achavam, e decidi encarar o leão heehhe.

Eu já estudei nessa instituiçao por 2 e meios ( 2 cursos ), e então já sabia como era o ambiente. E ainda tive a sorte de:
O Coordenador de todos os cursos do Senac foi meu professor ( Luis)
O Coordenador do Curso em questão ( T.I.) foi meu professor ( Marim )
E com a ajuda de Fernando ( foi também professor, com quem tenho contato até hoje) e Dante ( um das pessoas que conheci que sempre me dá dicas na área de tecnologia), me ajudaram dando dicas de como agir diante dos alunos.

Tive pouco tempo para preparar as aulas, pois foi em cima da hora o convite e estava com receio de falar e começar com os ééééééé então neh hehehhe.

O Primeiro dia:

O primeiro dia foi até legal, o Fernando me ensinou a tecnica de quebrar o gelo. Bom como eu estava com receio, frio na barriga ele me disse:
- Cara, nada mais justo que passar o friozinho da barriga para eles, também hehhehe. A técnica se inicia fazendo que eles se apresentem ( nome, trabalho, o porque do curso ) ai já sai umas piadinhas.
Mas o que me deixou muito a vontade foi poder falar do que eu faço no dia a dia, assim era a experiência técnica que me ajudava.

Sei que teve dias que comecei a explicação de algumas tecnologias e eles não entendiam, ou entendiam assim por cima, e eu voltava, mas um desconto neh, não sou docente profissional ainda, mas a força de vontade de melhorar prevalece.

Foram algumas noites em claro, preparando aulas. Isso mesmo 3 horas da manhã eu lá preparando aula. E também alguns finais de semana e feriados.

Mas uma experiência e tanto para mim, muitos pensaram que eu não concluiria, mas outros me deram força para continuar. Não vou citar os nomes pois cada um sabe o que fez para ajudar.

Conclusão além do dinheiro no bolso hehehhehehehe, mais uma experiência para o curriculum.

Valeu a pena.

Nenhum comentário: