quinta-feira, junho 12, 2008

SmartHost e Masquerade no Sendmail

Estava eu configurando um server de monitoramento com nagios, e surgiu a dúvida de como ele conseguiria enviar emails para o administrador (mensagens de notificações).
Como o servidor de monitoramento não é um servidor de email registrado na zona de dns do dominio, então pesquisando no google, encontrei a alternativa de fazer relay dos email no servidor de email registrado da zona e mascarando todos os emails.
Mascarando????? Sim, pois os emails do meu servidor que sairem iriam assim no from nagios@server.dominio.com.br. E ai quando chegasse no meu servidor de email seria barrado, pois eu checo se o dominio de dns é válido. E no caso deveria chegar assim nagios@dominio.com.br.
Bom abaixo tenho a solução para o sendmail, no postfix é um pouco mais simples de configurar.

No seu arquivo .mc do sendmail adicionar :

define(`SMART_HOST', `mx.dominio.com.br')
FEATURE(allmasquerade)dnl
FEATURE(masquerade_envelope)dnl
FEATURE(masquerade_entire_domain)dnl
MASQUERADE_AS(`dominio.com.br')dnl
MAILER(local)dnl
MAILER(smtp)dnl

O procedimento de geração do arquivo sendmail.cf é diferente depende da plataforma. Abaixo está voltado para o FreeBSD.
Após essa alteração é só executar :

# make

e

# make install

e

# /etc/rc.d/sendmail restart

Pronto simples, mas eu penei um pouco pois estava configurando alguns parâmetros incorretos devido os parâmetros do sendmail de alguns versões antigas serem diferentes das novas.

Até o próximo post.

Nenhum comentário: