domingo, junho 29, 2008

InSegurança no uso

Depois de um tempo sem tempo para escrever aqui no blog, voltei para alfinetar.
Eu publiquei uma enquete no blog que visava saber com qual usuário de sistema o utilizador costuma acessar internet, ler emails e etc em seu sistema operacional.

Bom houve poucos votos , pois o blog ainda não é visitado por muitas pessoas, mas já deu para ter uma idéia do que anda acontecendo.

A maioria dos utilizadores de computador, utilizam sua conta de administrador para acessar a internet, ler emails e etc achando pela facilidade que isto traz quando vão instalar um programa ou alterar a configuração de algo dentro do sistema de não precisar ficar alternando entre usuários.

Perigo, imaginem um mero utilizador de computador com seu acesso administrativo ao computador, receber um email e :
" Olhe essas fotos, tiramos faz algum tempo, ficaram ótimas... "
E logo no corpo da mensagem tem um link para visualizar as tais fotos. O utilizador de computador muitas vezes curioso (sempre), vai clicar no link, e automáticamente será realizado um download de um arquivo.

O utilizador ingênuo e curioso (sempre) para ver as fotos que " ficaram ótimas..." clica no arquivo para ser executado eeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Não acontece nada. O utilizador decepcionado apaga o arquivo e o email recebido.
Bom acham que não ocorreu nada ?

Para o mero utilizador do computador, não ocorreu nada, mas na verdade ele acaba de ter seu computador comprometido.

Comprometido sim, o arquivo executado estava programado para se auto copiar em executáveis em memória, e para descompactar de dentro de si mesmo um backdoor e coloca-lo em execução e ainda criar um serviço de sistema para enviar Spam, para lista de destinatários que estava dentro do arquivo executado.

Legal, mas poderia ter acontecido mais. Todos os arquivos de inicialização serem removidos ou corrompidos, ser um membro de uma botnet e dai vai da imaginação e propósito do atacante.

Mas porque tudo isso aconteceu e nem o anti-virus (rsrsrsrsr já sabem de qual sistema operacional estamos relatando aqui, mas poderia acontecer com qualquer outro sem exceção) conseguiu pegar as atividades maliciosas realizadas ?

Em primeiro lugar deve-se ter um firewall pessoal que cheque todas as portas abertas, e tráfego de saída e entrada para checagem de qualquer aplicativo que tente realizar algum download sem que o usuário tenha iniciado.

Segundo, um anti-virus sozinho não faz a segurança total, deve-se ter outras ferramentas como um firewall pessoal, anti-spyware e ai vai.

Terceiro, e mais importante, NUNCA faça login no seu sistema operacional como usuário administrativo, só o faça para tarefas em que só um usuário administrador possa realizar.

O ocorrido acima teve sucesso devido ao utilizador do computador estar logado como usuário administrativo, e o executável precisa realizar tarefas em que somente um usuário administrador do sistema operacional poderia realizar, como criar uma porta de serviço.

O ideal é ter uma conta limitada para realizarmos todas tarefas rotineiras para evitar o comprometimento do sistema operacional com códigos maliciosos.

Mas eu estou aqui falando isso, certo, blz. Mas dos que muitos que leêm o meu blog são administradores de rede, analistas de suporte, técnicos em manutenção que não passam isso ao usuário final.

É responsabilidade nossa informar ao usuário o que ele pode estar realizando para evitar que seu computador pare na manutenção todo mês. Lógico não são todos os problemas relacionados com códigos maliciosos que fazem um computador parar na manutenção. Mas deveriamos passar isso ao usuário final que é ingênuo(sempre).

Bom até o próximo post.

Nenhum comentário: