domingo, agosto 06, 2006

Arranhando o Mono

A 1 ano atraz, conheci o Mono, um framework capaz de desenvolver e executar aplicações .NET cliente-servidor no Linux,Unix,Windows,Mac OS X. Isto mesmo indo direto ao assunto, eu desenvolvo uma aplicação com mono em C#.NET no FreeBSD, e gero o executável que roda em qualquer outro Sistema Operacional citado acima sem alteração no código e sem emulação.
A 1 ano atraz , eu trabalhava numa empresa que está migrando seu sistema ERP, e usando o VB.NET e ASP.NET. Cheguei a testar o mono num Slackware, e até rodar alguma coisa do VB.NET só que o compilador basic na epóca estava fraco, e como quase tudo estava sendo desenvolvido em VB.NET, não daria para parar e começar a desenvolver em C#.NET.
Essa semana passada vi novamente o mono, mais feroz do que nunca e com a possibilidade de usar o MonoDevelop (o nosso Visual Studio Free), e como na faculdade tudo é está para o OO (Orientação a Objetos), estou voltando a arranhar o Mono com a linguagem C# totalmente orientada a objetos.

Um comentário:

Fábio Rodrigues Ribeiro disse...

Cara, para com esta idéia que .net e java rodam nativos! nunca ouviu falar de VM?

Pois o mono .net java são VM pois eles não tem códigos nativos do SO e sim um código interpretado por estas plataformas, segue um trecho extraído da wikipédia:

"Arquitetura .NET

Programas escritos para a plataforma .NET são duplamente compilados, para entender isto, vamos a uma rápida comparação com as outras linguagens.

* Programas Interpretados: O Java é o grande exemplo de uma linguagem de programação interpretada, programas desenvolvidos em Java rodam em cima de uma Máquina Virtual (Virtual Machine) que gerencia a execução do programa passo a passo, instrução a instrução. A vantagem deste tipo de linguagem está na segurança.

* Programas Compilados: Programas compilados geram código binário compreensível pelo Sistema Operacional, ou seja quando um programa é executado ele é inteiro carregado na memória em linguagem de máquina. A vantagem deste tipo de linguagem está na performance.

A plataforma .NET se baseia em um dos principios utilizados na tecnologia Java (compiladores JIT), os programas desenvolvidos para ela são duplo-compilados, ou seja são compilados duas vezes, uma na distribuição e outra na execução."

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/.NET

E dê mais uma fézinha pois java está para ser GPL e para quem possa ser são tomé http://br-linux.org/linux/codigo_do_java_gpl