domingo, agosto 06, 2006

Sensacionalimo do Ubuntu

Faz tempo que venho acompanhando o Projeto Ubuntu (www.ubuntulinux.org), até mesmo após te ter visto um colega de trabalho usando, resolvi testar. Cheguei ao ponto de tirar o "Slackware", é gente tirei o Slackware mesmo da minha máquina, para dar vez ao Ubuntu, que vinha comendo quieto, por várias anos.
A primeira vista foi bem intuitiva, tudo automático, mas o que mais me chamou atenção durante os testes, com o Live-CD foi achar minha placa Wireless SWL-2300P e instalar, coisa que com o Slackware foi na mão mesmo (./configure ; make ; make install).
Comecei até a ajudar o pessoal nas salas de chat da Freenode (#ubuntu-br). Fiquei madrugadas ajudando pessoal com dúvida em configurar seu ubuntu.
Depois de alguns meses usando o Ubuntu Breezy, veio o Dapper Beta, chamando muita atenção de ser mais fácil ainda. Mas uma coisa me deixou com raiva, o que era bom ficou perfeito, e o Slogan do Ubuntu acrescentou fortemente a usabilidade do Sistema Operacional Ubuntu Linux para plataforma de Servidores.
Pelo que vejo entre amigos de T.I., Sistema Operacinal Linux para servidores, é uma salada. Eu mesmo curto usar o Slackware,SuSe,Red Hat e do mundo BSD o OpenBSD e FreeBSD alias qualquer linux hoje em dia. Mas o que acontece um dos caras mais ricos do mundo "o fundador do Ubuntu, Mark Shuttleworth" quer que o ubuntu ultrapasse as barreiras dos Desktop e chegue aos Servidores.
Quase ironicamente vejo isto como na minha opinião como grande avanço para uma distribuição, mas por outro lado vejo a mídia falando demais. Estava lendo o "Br-linux" e vi um post dizendo que o Ubuntu trará o fim da Red Hat (risos). Essa foi boa, fim da Red Hat, uma das maiores empresas do mundo em relação a T.I., acho que a midia fala demais de deixa um ar de sensacionalismo do Ubuntu por parte dela, por achar tudo muito fácil.
Prefiro usar um Slackware do que um Ubuntu da vida num servidor, mas prefiro o Ubuntu como Desktop.

Nenhum comentário: